top of page

QUEM SOU

 

Nasci em Lisboa, numa família de classe média, com pouco dinheiro, prezando a educação e a cultura, e da tradição republicana.

O regime de Salazar viu-me nascer e acompanhou-me até aos 40 anos, ou seja, cresci, estudei e entrei na actividade profissional e realizei-a, em grande parte, durante o denominado Estado Novo.

Morei em Lisboa quase 70 anos com interregnos de três meses em Peniche, um mês no Porto, cerca de dois anos não consecutivos em Paris, seis meses em Abidjan (Costa do Marfim), dois anos em Aveiro e três meses no E.U.A. dois quais em Berkeley.

Todas estas mudanças foram feitas por razões profissionais e de formação, em todos os tempos e lugares me senti em casa, feliz e motivada, capaz de me entender com as pessoas e os sítios, em todos estive no meu lugar, embora provisório e por vezes de leitura difícil, e fui aceite como pertencendo, naquele momento, àqueles sítios e àquelas gentes.

 

Há dez anos que vivo numa quinta em Olhalvo (Alenquer), onde acompanho o meu marido que plantou treze hectares de vinha, produz vinho para fins comerciais e cujo site vos convido a visitar na página dedicada à QUINTA.

 

Fica apontada a minha experiência de vida, da apropriação da cidade e do campo no longo tempo de profundas mudanças que vivi e certamente influenciaram o meu modo de pensar e agir.

 

 

PORQUÊ ESTE SITE 

 

Ao longo dos anos fui fazendo "coisas", umas por diversão, outras como produto da minha actividade profissional. Umas e outras resultaram melhor ou pior e todas me deram imenso prazer.

 

A minha actividade profissional foi realizada, principalmente, como investigadora no Laboratório Nacional de Engenharia (LNEC)  em Lisboa (1966-1996) e debruçou-se sobre as questões do habitar, inicialmente à escala da casa e, seguidamente, interessada na cidade, no seu uso e transformação na perspectiva do planeamento da intervenção técnico-política local para a reabilitação dos lugares e da vida social, económica e cultural dos seus habitantes.

 

As "coisas" que fiz são, essencialmente, PUBLICAÇÕES, decorrentes da actividade profissional, DESENHOS feitos geralmente em computador,  TAPETES que desenhei e manufacturei ou mandei executar, e ANIMAÇÕES que estou agora a aprender e que gostaria de usar para contar histórias. Poderia acrescentar tricots, crochets e actos culinários mas limitei-me, nuns e noutros a copiar propostas existentes.

 

A descoberta deslumbrada do uso do computador, da net, dos variados programas de desenho, escrita, animação, edição e outros, tem ocupado os meus tempos da reforma e suscitou-me a vontade de usar os conhecimentos adquiridos para dar vida nova ao já feito, fazer de novo e oferecer este trabalho a quem por ele se interessar, divulgando-o na net.

 

Obrigada por me visitar e espero que se divirta e/ou tire algum proveito.

 

 

                                                       DIVERSÃO                      &                      COISAS SÉRIAS

 

 

 

bottom of page